Foto: Vinicius Becker (Diário)
Até quinta-feira (22), os trechos entre os pontos de pare e siga da BR-158 voltarão a ter cerca de 2 km de extensão, em razão da necessidade de reparos na pista. A distância havia sido reduzida para 1 km para diminuir o tempo de espera dos motoristas que trafegam diariamente pelo trecho, utilizado tanto por moradores da região quanto por caminhoneiros que escoam a produção pelo Estado. É provável que a movimentação durante a recomposição asfáltica deixe o transito ainda mais lento.
A expectativa é que, assim que as intervenções sejam concluídas, seja possível aplicar novamente a redução no intervalo entre os pontos de controle, medida que deve beneficiar os usuários da via.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O trecho de 2 km com pare e siga está localizado entre o viaduto sobre o Vale do Menino Deus e o acesso à Estrada Franzin.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a liberação total da rodovia, sem os bloqueios de pare e siga, deve ocorrer nas próximas semanas, conforme avançam as frentes de trabalho de contenção.
A via tem um sistema de controle do trânsito devido às obras de contenção de encostas, necessárias após as fortes chuvas de abril e maio de 2024. A intervenção em 6,2 km conta com investimento superior a R$ 173 milhões.
Leia mais:
- DNIT reduz trecho de pare e siga na BR-158 e prevê liberação total da rodovia nas próximas semana
- DNIT promete concluir obras na BR-158 até o fim do ano, mas apenas 5 de 18 pontos estão em execução
- "O impacto em Itaara é muito grande. O comércio é o mais prejudicado", lamenta prefeito de Itaara sobre deslocamento pela BR-158 e Estrada do Perau